SACERDOTE
Pai Nivartan é Sacerdote de Umbanda Semente, dirigente do Templo Seara de Oxalá – Aldeia 7 Flechas e iniciado em diversos cultos dentro do Culto Tradicional Iorubá, como Esu, Ifá e Egungun.

Sua origem humilde proporcionou uma infância onde subir em árvores e andar de bicicleta se mesclava com ajudar seu pai carnal nos trabalhos de Umbanda e presenciar a espiritualidade desde muito cedo agir e mudar a vida das pessoas. Para Nivartan, seus avós, por exemplo, eram Pai Congo do Mar e Vó Maria Conga, além dos seus avós carnais.
Na adolescência, continuou ajudando o seu pai tocando o atabaque nas giras, mas sem ainda denominar-se Umbandista, pois era uma vontade do Professor Orion que mesmo nascendo em berço religioso, seus filhos não serem obrigados a pertencer à religião de Umbanda. Nivartan formou-se sem Jornalismo, e nesse mesmo período iniciou seu desenvolvimento no terreiro auxiliando em todos os trabalhos até a passagem do seu genitor, em julho de 2016.
Com a morte do Pai, decidiu encerrar as atividades do terreiro e buscar dar continuidade ao seu desenvolvimento mediúnico interrompido e, não só isso, lidar com o luto e reerguer sua família afetada pela enorme perda que o sacerdote, pai, esposo deixou.
Iniciou então seu desenvolvimento no Templo Guaracy do Futuro – Fortaleza – CE, onde permaneceu por cinco anos, tornando-se coordenador de giras públicas que recebiam mais de 100 assistentes por sessão. Desempenhou um importante papel para a comunidade dando o melhor que pôde ao terreiro e recebendo o melhor que o Templo Guaracy do Futuro pôde proporcionar.
Com a pandemia, se viu internamente mexido. O caminho que até então se mostrava como certo para o êxito pessoal parecia contrapor a vontade do que havia sido impresso no seu DNA. Nivartan, como um bom filho de Oxóssi e Esu, inquietava-se entre o passado, presente e o futuro. Decidiu pedir a benção ao seu Sacerdote, benção essa que foi concedida, e despediu-se para seguir onde seu coração e seus guias apontavam a direção.
Enfrentou muitas resistências e descrenças, mas ao mesmo tempo encontrou a generosidade de muitos que estendiam a mão nos momentos mais difíceis e, claro, a orientação dos seus guias espirituais. No dia 20 de Janeiro de 2022, iniciou os preparativos da Seara de Oxalá – Aldeia 7 Flechas, recebendo do Caboclo das 7 Flechas o reconhecimento de Sacerdote de Umbanda Semente e com a missão de assumir o legado deixado pelo Professor Orion e construir o seu.
Hoje, além de um respeitado Sacerdote na Umbanda é, também, sacerdote e praticante do Culto Tradicional Iorubá. Além disso, divide generosamente sua experiência na ampla espiritualidade através de livros, cursos e palestras, pois acredita que o conhecimento deve ser acessível a todos os públicos que busquem aprender mais sobre o sagrado.
Estrela guia
Vou onde aponta a estrela guia
e vão meus passos rumo
ao horizonte incerto
Porém, alimenta-me a verdade,
a honra, a justiça e a valentia
e não tenho medo de recomeçar a caminhar
até chegar ao meu destino
Sou pedra que se dana
e rola pedreira a baixo
perdendo pedaços
até repousar o leito do rio
esperando a hora de ser lar do musgo
Sou o brado que fez voar os pássaros
e o canto que encanta a noite
Sou areia que escapa entre os dedos
Sou a rudeza de um homem sábio
e a sabedoria de um homem rude
Sou o passado, o presente, mas não o futuro
Eu vi um mundo, por detrás dos muros
onde a natureza permanece intocada por mãos humanas
e no céu aqui de fora
brilham todas as estrelas.
Nivartan














